top of page
Buscar

Perda exagerada de cabelos ao pentear ou durante a lavagem podem ser sinais de alopecia

Essa condição pode se manifestar desde o nascimento ou adquiridas ao longo da vida

ree

Por: Thaís Monteiro Guimarães


Alopecia também conhecida como calvície é a redução, ausência, transitória, definitiva de pelos ou cabelos, podendo ocorrer de forma quantitativa e qualitativa. São classificadas em congênita que se manifesta desde o nascimento ou adquiridas que se desenvolve ao longo da vida por diversos fatores.


O que causa a alopecia?

As causas podem ocorrer por fatores genéticos, hormonais, carências nutricionais, estresse emocional, origem medicamentosa, pós-cirúrgicos, pós-parto, febre alta, hábito compulsivo de arrancar os cabelos, dietas restritas, distúrbios da tireoide, infecções provocadas por fungos e bactérias.

Em alguns casos, a alopecia pode estar associada a enfermidades de natureza imunológica, como diabetes, lúpus, vitiligo, rinites e a outras condições alérgicas.


Tipos de Alopecias

Existem dois tipos de alopecia, como as cicatriciais que ocorre a perda do folículo piloso, portanto sendo irreversível. Suas causas podem ser por traumas, queimaduras, infecções, neoplasias e lúpus. Entre elas estão:

  • Líquen plano pilar: é uma condição inflamatória que causa perda de cabelo irregular, principalmente no couro cabeludo.

  • Alopecia fibrosante frontal: acontece uma perda simétrica e progressiva no couro cabeludo e sobrancelhas.

  • Foliculite decalvante: é uma inflamação nos folículos pilosos, podendo ocorrer em diferentes partes do corpo, as quedas ocorrem em formas de “tufos” de cabelo.

  • Alopecia por tração: é a perda de cabelo resultante de tensão prolongada ou repetitiva do cabelo, que acomete a lateral do couro cabeludo.


O segundo tipo existente são as alopecias não-cicatriciais, onde não ocorre à perda do folículo piloso, sendo passível de reversão, são elas:

  • Alopecia areata: caracterizada por perda de cabelo ou pelos em áreas arredondadas, ou ovais, podendo aparecer no couro cabeludo, barbas, entre outros lugares. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, essa condição acomete certa de 1% a 2% da população, afetando todas as etnias, idades e ambos os sexos.

  • Alopecia androgenética: é uma queda de cabelo que ocorre de forma genética, podendo acometer homens e mulheres, o problema se inicia na adolescência devido ao estímulo hormonal, tornando os fios mais finos. Se tornando mais aparente por volta dos 40 ou 50 anos.

  • Eflúvio telógeno: queda de cabelo em excesso, podendo ser percebido na escova, fronha ou no chão durante o banho.

  • Eflúvio anágeno: queda de cabelo que ocorre durante a fase de crescimento dos fios. Ocorre de forma intensa e num curto período de tempo, reduzindo o volume do cabelo.

  • Alopecia involutiva: é quando a queda de cabelo ocorre devido à idade, podendo acometer homens e mulheres a partir dos 50 anos de idade.


Sintomas

O principal sintoma é a perda exagerada de cabelos. Ao lavar ou pentear os cabelos, o paciente nota a quantidade excessiva de cabelos na escova, os cabelos são encontrados no lençol, travesseiro e por toda parte da casa.

Por isso é importante ficar atento em caso de uma queda de cabelos em maior quantidade que o normal, o couro cabeludo apresentando vermelhidão, coceira, dor, ardência, excesso de oleosidade.


Prevenção e Tratamento

A prevenção para que não ocorra ou desenvolva alguma forma de alopecia é através de uma alimentação saudável e equilibrada, manter o couro cabeludo e os fios sempre bem higienizados, o uso de bons cosméticos de forma correta, além de evitar água quente e dormir com os cabelos molhados.

Já para o tratamento existem técnicas como a microinfusão de medicamentos no couro cabeludo que facilitam a permeação de vitaminas, fatores de crescimento e medicamentos de uso tópico, como forma de estimular o crescimento de novos fios.

No entanto, podem acontecer casos que necessitem do uso de medicamentos via oral ou tópicos, cosméticos, loções, suplementação de vitaminas e exames mais detalhados. Por isso é de extrema importância o acompanhamento do médico dermatologista.

 
 
 

Comentários


43 Logo - transparente.png
Academicacursoscapilares@gmail.com
Telefone para contato: +55 (11) 99875-5115

CNPJ: 38.710.654/0001-81
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Copyright 2023 - Academia de Cursos
©2023 - Marcelle de Oliveira - Design Gráfico
Todos os direitos reservados.

bottom of page