Colorimetria Capilar: a especialização que todo cabeleireiro precisa para se tornar referência
- Thais Monteiro
- 24 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
A técnica é utilizada para identificação convencional das cores, permitindo mudança de visual, cobertura dos fios brancos e correção de cabelos manchados

Por: Thaís Monteiro Guimarães
Durante a pandemia com os salões de beleza fechados a necessidade por mudança no visual fez com que muitas pessoas tingissem seus cabelos em casa. No entanto, a falta de experiência pode causar manchas nos fios.
Isso fez com que a colorimetria capilar crescesse nas buscas de correção das cores. Conhecida como a matemática das cores, essa técnica é utilizada para identificação convencional das cores, trazendo benefícios como:
Cobertura dos fios brancos;
Mudança de visual;
Correção de cabelos manchados.
Colorista ou colorimetrista é o profissional cabeleireiro que estuda sobre cor, entende as reações do cabelo, do produto e aplica seus conhecimentos no preparo de novas combinações de pigmentos para os cabelos seguindo as tendências.
Para ser feita a escolha dos produtos e técnicas que serão utilizadas na correção dos fios manchados é preciso checar alguns pontos como: desejo do cliente, histórico e reflexo das cores, nível de sensibilidade dos fios. Com o diagnóstico feito, o colorimetrista pode personalizar e criar diversos tons de cabelos buscando sempre algo que combine com a cliente.
Para se especializar e tornar o seu trabalho em uma referência no mercado é preciso adquirir o conhecimento de cursos de especialização na área da Colorimetria capilar, participar de feiras e congressos, além de estarem atento as novas tendências.
Comments