Doença do couro cabeludo pode acometer qualquer pessoa
- Thais Monteiro
- 15 de jun. de 2022
- 1 min de leitura
Sintomas como coceira, dor, ardência, pele avermelhada, são sinais de que pode haver alguma disfunção capilar

Por: Thaís Monteiro Guimarães
Podendo acometer qualquer faixa etária as doenças do couro cabeludo como: dermatite seborreica, caspa, psoríase, foliculite, alopecia androgenética e eflúvio telógeno. São condições que afetam a saúde capilar, gerando incômodo ao portador.
Causadas por estresse, dietas restritivas, ingestão de determinados medicamentos, higienização insuficiente do couro cabeludo, desequilíbrio hormonal, fatores genéticos e emocionais, além de doenças autoimunes. As doenças podem apresentar sintomas como:
· Coceira;
· Dor;
· Ardência;
· Pele avermelhada;
· Pequenas bolhas com pus;
· Descamação;
· Queda de cabelos.
Existe prevenção para doenças do couro cabeludo?
Para manter o couro cabeludo saudável é necessário evitar algumas ações como: dormir com cabelos molhados, uso prolongado de chapéu, capacetes, toucas ou gorros, água muito quente e prender os cabelos molhados.
A frequência das lavagens é um dos principais cuidados que devem ser observados, pois, a falta da correta higienização dos cabelos favorece a proliferação de microrganismos residentes no couro cabeludo ocasionando um desequilíbrio da sua microbiota.
Mas, por outro lado, o excesso de lavagens, também, pode ser prejudicial levando em consideração a temperatura da água e o cosmético utilizado podendo gerar irritação, coceira, aumento de oleosidade e descamação no couro cabeludo.
Tratamento
O método de tratamento de doenças no couro cabeludo vai de acordo com o tipo de doença e das causas que estão provocando a condição. Atualmente existem muitos protocolos que facilitam o diagnóstico, mas, para tratar ou prevenir alguma disfunção capilar, é necessário procurar a ajuda de um bom profissional especializado.




Comentários