Descamação da pele e queda de cabelo são sintomas apresentados em casos de Psoríase
- Thais Monteiro
- 20 de jul. de 2022
- 1 min de leitura
Afetando 1% da população com suscetibilidade genética, a doença autoimune pode estar relacionada ao estresse

Por: Thaís Monteiro Guimarães
A Psoríase é uma doença crônica, autoimune, que pode se manifestar em várias áreas do corpo, inclusive no couro cabeludo. Isso ocorre quando o clico de vida das células da epiderme fica acelerado, resultando em um acúmulo de células mortas, fazendo com que manchas avermelhadas e escamosas apareçam na linha do cabelo, testa, pescoço, nuca e ao redor das orelhas.
Sintomas como coceira, dor, descamação, queimação e queda de cabelo, são apresentados por portadores da doença.
Com causa desconhecida e sendo uma condição autoimune, a psoríase está relacionada ao sistema imunológico, mas tem o estresse e a suscetibilidade genética afetando cerca de 1% da população.
Situações de estresse geram agravamento da doença, no entanto, existem outros fatores que podem desencadear a psoríase, como:
Tabagismo;
Variações climáticas;
Medicamentos para transtorno bipolar, pressão alta, malária;
Infecção de garganta e de pele;
Lesões na pele;
Alterações bioquímicas.
Tratamento
A terapia capilar é uma grande aliada para o tratamento da doença, usando óleos essenciais e vegetais, com ações calmantes e anti-inflamatórias.
“Na terapia capilar a psoríase pode ser tratada com o uso de shampoo á base de óleos essenciais com propriedades calmantes, hidratantes e com ação anti-inflamatórias. Também, podemos usar os óleos vegetais misturados aos óleos essenciais de lavanda (ação hidratante, clamante e anti-inflamatória) e melaleuca (ação bactericida e fungicida)”, explica a Tricologista, Deva Navarro.
O uso de shampoo contendo propionato de clobetasol a 0,05%, além de outros shampoos a base de ácido salicílico, vitamina D, alcatrão, podem ser necessários de acordo com o quadro apresentado pelo paciente. No entanto, deverão ser acompanhados por médicos dermatologistas.




Comentários