Dermatite Seborreica (DS) ou caspa é uma doença crônica, inflamatória
- Thais Monteiro
- 13 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
É uma aceleração da regeneração das células da epiderme, que acomete regiões ricas em produção de sebo como o couro cabeludo

Por: Thaís Monteiro Guimarães
A dermatite seborreica (DS) ou caspa é uma doença crônica, inflamatória e não contagiosa. Que acomete regiões ricas em produção de sebo como o couro cabeludo, face, barba, sobrancelhas, lateral do nariz, orelhas, pálpebras e peito. Apresenta a presença do fungo Malassezia Globosa.
Com início na adolescência devido à participação de andrógenos que estimulam as glândulas sebáceas e tem preferência pelo sexo masculino. A caspa é uma aceleração da regeneração das células da epiderme que ocorre quando um processo de queratinização desequilibrado leva a uma migração excessiva das células imaturas fazendo com que estas se aglomerem na superfície do couro cabeludo criando flocos de caspa visíveis.
No entanto, existem dois tipos de caspa. A caspa seca (pitiríase simplex) são flocos finos e secos, de cor cinza ou esbranquiçada e ficam soltas sobre os fios, caindo sobre os ombros.
A caspa oleosa (pitiríase esteatóide) são placas espessas, úmidas de cor amarelada que ficam aderidas ao couro cabeludo.
Sintomas
Aumento de oleosidade na pele e no couro cabeludo;
Coceira;
Vermelhidão;
Escamas brancas soltas nos fios;
Escamas amareladas aderidas ao couro cabeludo;
Possível perda de cabelos.
Tratamento
O tratamento consiste no uso de shampoo que tenha uma ação anti-inflamatória e antifúngica como:
Piritionato de zinco, cetoconazol, sulfeto de selênio e o ciclopirox são eficazes no combate ao fungo causador da caspa em especial o Malassezia Globosa.
Manter com regularidade a higiene do couro cabeludo usando um shampoo com propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antifúngicas e este permanecendo pelo menos 3 minutos sobre o couro cabeludo. Independente do tipo de cabelo alguns cuidados para eliminar a caspa devem ser tomados:
Lavar os cabelos com a água morna, pois, a água quente estimula a produção de oleosidade no couro cabeludo
Diminuir a ingestão de alimentos ricos em gordura
Não dormir com os cabelos molhados ou úmidos
Manter uma dieta rica frutas, legumes e alimentos que contenham vitaminas do complexo B e zinco.
Outras formas de tratamento são soluções tópicas a base de antifúngicos, ácido salicílico ou corticoides indicados pelo médico dermatologista.
Em alguns casos mais graves podemos associar ao tratamento no combate á caspa a aplicação de LED azul que tem uma ação fungicida e bactericida para controlar e equilibrar a microbiota do couro cabeludo.
Prevenção
A Prevenção pode ser feita através dos cuidados como o uso do shampoo com substâncias anti-inflamatórias e antifúngicas. Isso ajudará no controle da dermatite seborreica.
Além disso, alguns cuidados podem ajudar na melhora dos sintomas, tais como:
Controlar o estresse físico, mental e a ansiedade;
Evitar o uso de bonés, toucas, gorros ou qualquer acessório que abafe a cabeça;
Manter o couro cabeludo sempre seco e arejado;
Não fazer coques ou prender os cabelos ainda úmidos, ou molhados;
Não usar produtos melados, como pomadas, diretamente no couro cabeludo, dê preferência substâncias e formulações líquidas ou em forma de espuma.
Fazer a lavagem do cabelo todos os dias não piora a doença, pelo contrário: a falta de limpeza pode agravar a situação, os produtos químicos utilizados em métodos como a escova progressiva, por outro lado, resultam em mais descamação.




Comentários